Economia

Fórum no Bengo: Empresários convidados a investir no turismo

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

Investidores nacionais e internacionais foram incentivados a tirar proveito das oportunidades do sector do Turismo a fim de contribuírem com a criação de mais postos de trabalho e aumento das receitas fiscais da província do Bengo.

28/04/2024  Última atualização 06H50
Governadora Maria Antónia Nelumba quer desenvolvimento © Fotografia por: Edmundo Eucílio | Edições Novembro

O apelo foi feito pela governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, sexta-feira, no II Fórum Provincial Socio-económico de Promoção e do Desenvolvimento do Turismo. O evento elegeu o lema "Bengo na Rota do Desenvolvimento do Turismo".

Segundo a governadora, a província tem potencial para alavancar o sector do Turismo.

Trata-se de uma actividade de importância crucial para o crescimento da economia de qualquer país, tendo em conta a capacidade de gerar empregos e receitas. Também contribui para o aumento do PIB e que causa um impacto significativo na qualidade de vida.

Maria Antónia Nelumba, referiu que Angola tem um forte potencial turístico, o que representa uma oportunidade excepcional para transformá-lo num sector estratégico visando o processo em curso de diversificação da economia, impulsionando, igualmente, o desenvolvimento social, por via da protecção  e valorização dos recursos naturais e humanos.

De acordo com a governadora, a província do Bengo quer entrar definitivamente na rota da promoção e do desenvolvimento do turismo.

"O nosso objectivo é criarmos uma cultura do turismo, na expectativa de maximizar o enorme potencial existente que reconhecemos ainda não é explorado”, disse.

Ainda em relação às potencialidades da província, a governadora ressaltou os lagos e cachoeiras propícios à prática dos desportos ánuticos, como a pesca e canoagem, que, geralmente, trazem consigo inúmeros turistas nacionais e estrangeiros por um lado. Por outro, citou as montanhas para o alpinismo e os espaços adequados a realização de rallys automóveis, como acontece na zona dos Libongos ou mesmo o motocross.

O litoral da Barra do Dande e do Ambriz, por exemplo, foi apontado como um local potencialmente turístico por possuir "uma das praias mais lindas do país e paisagens deslumbrantes”, quando no interior, nas zonas do triângulo e Nambuangongo, encontram-se florestas exuberantes para o agro-turismo, bem como montanhas apeteciveis para o alpinismo.

"Estes são ingredientes suficientemente convidativos para aqui aportarem e realizarem investimentos”, realçou Maria António Nelumba.

 
Hotéis e resorts são insuficientes

A governadora provincial do Bengo disse que para o desenvolvimento do turismo se impõe um conjunto de condições como a criação de roteiros turísticos, estradas transitáveis, segurança e, principalmente, acomodações para os turistas.

"Infelizmente, neste capítulo, os hotéis e resorts existentes em toda a província do Bengo ainda são insuficientes e incapazes de albergar um elevado números de turistas”, disse.

 Informou que, a intenção do Governo é também promover a criação de parques de campismo. São lugares apropriados, onde os turistas poderão acampar, devendo para tal as administrações municipais criar as infra-estruturas necessárias.

O Bengo é a província de Angola mais próxima da capital do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia