Cultura

Grupo Grutas do Nzenzu arrebata título no Uíge

Valter Gomes| Uíge

O grupo carnavalesco Grutas do Nzenzu, do município de Ambuila, na província do Uíge, sagrou-se, pela segunda vez consecutiva, terça-feira, vencedor da edição 2024 do Carnaval provincial, na classe de adultos, com 1. 276 pontos.

15/02/2024  Última atualização 11H55
© Fotografia por: DR

O grupo vencedor, que participou no Entrudo pela terceira vez, suplantou 10 outras agremiações de adultos, provenientes dos diferentes municípios da província do Uíge.

Fundado em 2020, o grupo Grutas do Nzenzu é composto por mais de 200 foliões que, ao desfilar na Avenida Dr. António Agostinho Neto, com uma alegoria de cores preta, branca, azul e vermelha, apresentou a dança tradicional sucula e uma canção na qual realçou a importância da preservação dos valores culturais e a promoção da diversidade turística, bem como a necessidade premente da moralização da sociedade.

O segundo lugar foi conquistado pelo grupo carnavalesco Ana Dak, do município do Quitexe, com mil 213 pontos, enquanto a terceira posição ficou com o grupo Catuta, do município do Uíge, com mil 145 pontos.

Na categoria de infantil, o grupo carnavalesco "Nova geração do Bago Vermelho”, do município do Uíge, sagrou-se vencedor, com mil 231 pontos, ao passo que em segundo lugar ficou o grupo Ana Songo, com mil 197 pontos. O terceiro lugar foi conquistado pelo grupo Ana Tokama, da Vila do Bungo, com mil 145 pontos. Os prémios a serem atribuídos aos grupos vencedores, em ambas as classes, deverão ser revelados nos próximos dias, segundo o apurou o Jornal de Angola, junto do corpo de júris.

Durante os desfiles, testemunhados, entre outras individualidades, pelo governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, os grupos apresentaram diversidade de danças, entre as quais se destacaram o semba, variana, cazucuta, catutula, kitotomba, Catuta, Cuzola, Cafifi, Mekele, sonzu e outras que configuram o riquíssimo mosaico cultural uigense.

A edição 2024 do Carnaval provincial do Uíge contou com a presença de 22 grupos, sendo 11 infantis e igual número da classe de adultos, para além de quatro blocos de animação, integrados por funcionários públicos, com destaque para os membros do Governo Provincial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura