Cultura

Grupos infantis desfilam hoje na Marginal da Praia do Bispo

Dezasseis grupos infantis abrem hoje, a partir das 16h00, na Marginal da Praia do Bispo, os desfiles competitivos da edição 2024 do Carnaval de Luanda.

10/02/2024  Última atualização 12H50
Grupo carnavalesco Viveiro do Njinga Mbandi, vencedor da última edição da classe infantil, é o segundo a desfilar © Fotografia por: VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Segundo o site do INAMET, hoje, amanhã e segunda-feira, não há previsão de chuva na capital do país, mas a temperatura máxima estima-se em 31 graus centígrados. As altas temperaturas que se fazem sentir nos últimos tempos na cidade capital podem influenciar negativamente no desempenho dos primeiros grupos a desfilar, retirando a proeza que tem sido revelada pelos protagonistas da "Festa do Povo”.

A maior festa popular angolana é realizada sob o lema "Diversidade Cultural como Factor de Atracção Turística” e o pontapé de saída na capital cabe às crianças e adolescentes do Cassules Admiradores do Hoji-ya-Henda.

Em certa forma, com alguma desvantagem por serem os segundos a desfilarem, devido o calor que se faz sentir em Luanda, Viveiro Njinga Mbandi, vencedor da última edição na classe infantil, certamente vai tudo fazer para conquistar novamente o título. Mas, para isso, terão que mostrar mais uma vez serem os melhores nesse escalão, numa edição que se estima ser renhida.

A rivalidade não tem sido somente entre os adultos, na classe infantil, também existem disputas renhidas. O Amazonas do Prenda conseguiu o segundo lugar na edição de 2023 e hoje vai ser o penúltimo a desfilar, já com as temperaturas mais baixas o que poderão tirar algum rendimento ao seu favor, caso consigam superar e melhorar nas categorias em que mais têm perdido pontos, comparativamente aos seus principais opositores, por isso, não terá uma tarefa fácil.

O desfile de hoje opõe crónicos candidatos, ou seja, vencedores de edições passadas contra emblemáticos e emergentes grupos que procuram pelo título desde a sua formação. Este ano, à semelhança dos anteriores, o estilo semba vai continuar a dominar. Dos 16 grupos em disputa, apenas três grupos carnavalescos vão levar à Marginal da Praia do Bispo estilos diferentes. Viveiro Njinga Mbandi (Cabecinha), Cassules Admiradores do Hoji-ya-Henda (Kazukuta) é o Cassules do Twabixila (Dizanda).

A contar com os cinco melhores posicionados da edição passada, com os Cassules do Amazonas do Prenda, segundo classificado, seguindo-se o Café de Angola, Jovens da Cacimba e os Petrolíferos, tornam-se alguns dos candidatos à conquista do troféu. Mas, atenção, alguns dos "suspeitos” do costume como o Sagrada Esperança, 10 de Dezembro,  Café de Angola, Kazukuta do Sambizanga são alguns dos "suspeitos” vão procurar arrebatar o título.

No sorteio do desfile de Carnaval para a edição do ano 2024, a classe infantil está constituída por 16 grupos, na qual a ordem será, nomeadamente, Cassules Admiradores do Hoji-ya-Henda, que vai abrir, e em seguida Cassules Viveiros do Nzinga Mbandi, Cassules Geração Sagrada Esperança, Cassules do Twabixila, Cassules Jovens da Cacimba, Cassules Café de Angola, Cassules dos petrolíferos, Cassules Sagrada Esperança, Cassules 10 de Dezembro, Cassules da Juventude do Kilamba Kyaxi, Cassules do 54, Cassules do Twafundumuka, Cassules do Giza, Cassules Kazukuta do Sambizanga e Cassules Amazonas do Prenda e Fogo Negro.

Quatro mil lugares disponíveis

Quatro mil lugares gratuitos estão disponíveis nas arquibancadas montadas na Marginal da Praia do Bispo para o desfile do acto central do Carnaval de Luanda, que começa hoje, com a classe infantil, amanhã com a classe B e segunda-feira com a classe A.

Segundo anunciou o secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), António de Oliveira "Delon”, aos interessados vão ser distribuídas pulseiras para as arquibancadas, enquanto para a tribuna de honra serão distribuídos convites de acesso à entrada ao palco onde os grupos vão disputar os lugares cimeiros da grande manifestação cultural do país.

"A APROCAL vai oferecer ingressos para as arquibancadas e, para as tribunas estão reservados convites para entidades oficiais e figuras ligadas ao Entrudo”, referiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura