Cultura

Itchaco-Tchaco conquista o quinto troféu

O grupo carnavalesco Itchaco-Tchaco, do bairro Lombo-Lombo, em Cabinda, consagrou-se, pela quinta vez, vencedor da classe de adultos da edição do Carnaval 2024 na província e recebeu como prémio um milhão e quinhentos mil kwanzas.

14/02/2024  Última atualização 13H30
Grupo carnavalesco Itchaco-Tchaco venceu pela quinta vez, o Carnaval em Cabinda © Fotografia por: António sores | edições novembro

Com cerca de 55 membros, Itchaco-Tchaco apresentou-se com o tema "Reconstruir Angola”, congregando, na sua representação, várias profissões, como sendo a base principal.

O grupo exibiu-se com uma coreografia tradicional e muito popular chamada Mayeye, tendo recebido do público um feed beck positivo.

Para a classificação, o júri avaliou itens como a coreografia, indumentária, canção, sincronização entre os bailarinos e teatralização.

Itchaco-Tchaco, de acordo com o júri, cumpriu na íntegra todos os aspectos relacionados à avaliação, razão pela qual conseguiu o primeiro lugar.

Em segundo lugar ficou o grupo Kotukua Tu Mokna com 109.000 pontos e recebeu de prémio um milhão de kwanzas. O grupo IPGAGC ocupou o terceiro lugar, com 980 pontos, e recebeu a quantia de 800 mil kwanzas, enquanto que em quarto lugar com 960 pontos ficou o grupo Santa Catarina e teve como prémio 500 mil kwanzas.

Foram também premiados o melhor grupo dos municípios mais a norte de Cabinda, Cacongo, Buco-Zau e Belize.

Isabel dos Santos, do grupo Mamonso Ntango, com 956 pontos foi distinguida a melhor rainha da edição do Carnaval 2024.

O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, afirmou que o grupo vencedor reuniu todos os requisitos necessários para ganhar o prémio de primeiro classificado.

Fundado em 2015, o grupo Itchaco-Tchaco participou pela primeira vez na edição de 2016, tendo ficado em primeiro lugar, proeza que voltou a fazer em 2017 e  2018 representando  a província de Cabinda no Carnaval nacional, em Luanda. O grupo venceu, ainda, as edições de 2019 e 2023.

Classe Infantil

O grupo carnavalesco Teka Bi Nyoyo, do bairro Lombo-Lombo, foi o vencedor da edição 2024 do Carnaval na classe infantil, ao somar 1.045 pontos e embolsou a quantia de um milhão de kwanzas.

Na segunda posição ficou o grupo Bikidu bi kuenda, bikudu bi Siala com 1.010 pontos e recebeu como prémio oitocentos mil kwanzas.

O júri da edição 2024 da classe infantil que teve como  presidente António José Sevo Agostinho, atribuiu o terceiro lugar ao grupo Bana Ndemba, que somou 935 pontos e teve um encaixe de seiscentos mil kwanzas, enquanto em quarto lugar ficou o grupo Colégio Latino, com 922 pontos, e arrecadou o montante de quatrocentos mil kwanzas.

O título da rainha edição 2024 da classe infantil foi atribuído a Márcia de Fátima Helena Mabiala do grupo Teka bi Nyoyo.

DB.NC revalida o título na província do Moxico

O grupo carnavalesco DB.NC revalidou, ontem, o título do Carnaval no Moxico, ao sagrar-se  vencedor da edição 2024 da maior manifestação cultural, na província, com 1.113 pontos.

O desfile provincial do Carnaval no Moxico teve lugar no Largo 1º de Maio, no Luena, e contou com a  participação de 13 grupos carnavalescos que foram avaliados por um júri que analisou  itens como a coreografia, falange de apoio, canção e número dos integrantes.

Nos lugares seguintes ficaram os grupos carnavalesco Bafus e Produções,  com 1013 pontos, e o representante do município do Luacano, com 1004 pontos, respectivamente.

Com este título, o grupo DB.NC, fundando em 2008, conta na sua galeria com 11 troféus, uma das agremiações mais  premiadas a nível da província do Moxico.

À margem do desfile provincial, o governador Ernesto  Muangala enalteceu o nível de organização dos grupos, tendo defendido mais criatividade para que as próximas edições serem mais competitivas.

"Vamos trabalhar para melhorarmos o Carnaval no Moxico, sobretudo a questão dos prémios para os  grupos participantes e fazer com que o Carnaval continue a ser sinónimo de alegria e de união”, disse Ernesto Muangala.

O primeiro classificado vai receber  um milhão e 100 mil kwanzas, o  segundo terá direito a 900 mil kwanzas e o terceiro receberá como prémio o valor de 700 mil kwanzas.

Símbolo da Paz mostra superioridade no Cunene

O grupo carnavalesco  Símbolo da Paz, do município do Cuanhama, província do Cunene, foi consagrado, ontem, como vencedor da edição 2024 do Carnaval , na classe de adultos, ao somar 513 pontos, no desfile provincial realizado na tribuna municipal.

O grupo carnavalesco Vermelho, também do Cuanhama, ficou em segundo lugar, enquanto o grupo Beta Ngo, da sede municipal da província, quedou-se na terceira posição.

Na classe infantil, o grupo Vermelho, do bairro Naipalala II no Cuanhama, foi o vencedor, ao totalizar 183 pontos, em segundo lugar Filhos de Mandume do município do Cuvelai, que somou 171 pontos. Na terceira posição ficou o grupo Beta Ngo, com 156 pontos.

 Durante o Entrudo, o corpo de júri escolheu como melhor rainha, na classe de adultos, Ermelinda Boneca do grupo Símbolo da Paz e como melhor comandante Agnaldo José do mesmo grupo.

O vencedor da edição do Carnaval 2024, na classe de adultos, recebeu um milhão e 500 de kwanzas, ao passo que o segundo encaixou 900 mil kwanzas e o terceiro 600 mil, respectivamente.

Já a classe infantil, para o vencedor a comissão organizadora reservou o prémio de 900 mil kwanzas,  600 mil e 400 mil kwanzas para o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O desfile provincial do Carnaval 2024 foi marcado por uma interrupção de  duas horas causada pelas fortes chuvas que se fez sentir, ontem, na cidade de Ondjiva. O desfile foi retomado com uma grande animação dos grupos carnavalescos que mostraram grande ginga e canção que fizeram os espectadores regressar à festa.

A responsável do Símbolo da Paz, Claudeth Tibúrcio, disse que o seu grupo teve um trabalho árduo na preparação desta conquista, garantindo que o valor terá como fim investir na preparação da próxima edição.

"Esta vitória é resultado daquilo que tem sido o apoio da Administração Municipal da Cuanhama e do Governo Provincial. Conseguir ganhar o primeiro prémio na classe de adultos é fruto de trabalho, persistência e vontade”, explicou.

Este ano, disse, escolhemos o tema de atracção do turismo na região, de modo a diversificar a economia local, porque o país, e particularmente o Cunene, tem vários pontos turísticos que devem ser aproveitados.

 Pedro Vicente e Arsénia Manuel | Cabinda  José Rufino | Luena  Elautério Silipuleni | Ondjiva \

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura