Cultura

Jovens Unidos do Martins Kidito fica com título no Zaire

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

O grupo carnavalesco na classe de adultos “Jovens Unidos do Martins Kidito”, do município de Mbanza Kongo, venceu, ontem, a edição provincial do Carnaval 2024, ao somar 2.208 pontos.

14/02/2024  Última atualização 13H40
Jovens Unidos do Martins Kidito são os vencedores © Fotografia por: GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Na segunda e terceira posições da edição 2024 do Carnaval no Zaire, que contou com a participação de 13 grupos, cujo desfile provincial decorreu no Largo Dr. António Agostinho Neto, na cidade de Mbanza Kongo, ficaram os grupos Menino do rio profundo no Nóqui, do município do Nóqui e União Saku Kietu” do município do Nzeto, com 1.977 e 1.881 pontos, respectivamente.

O primeiro classificado na categoria de adultos recebeu como prémio 1.500.000 de kwanzas, ao passo que o segundo e o terceiro levaram para casa 1.800.000 kwanzas, respectivamente.

Como prémio de participação, os restantes grupos receberam 200 mil kwanzas.

À margem do desfile provincial, o governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, mostrou-se satisfeito pela organização dos grupos, desde a dança, música e coreografia apresentadas.

"A edição deste ano superou as passadas, os grupos melhoraram muito desde a música, dança, indumentária e a apresentação”, disse o governador provincial do Zaire.

Pelo nível de organização dos grupos, o governante convidou a classe empresarial da província e outras individualidades a participarem nas próximas edições da maior festa da cultura, ao invés de deixarem toda a responsabilidade para o Governo. Por sua vez, o presidente do grupo vencedor Jovens Unidos do Martins Kidito, Noé Nvika, disse que a vitória foi fruto de muita organização e entrega dos seus membros.

A edição 2024 do Carnaval  no Zaire contou com a participação de 13 grupos, sendo seis de Mbanza Kongo, três do Soyo e os municípios do Tomboco, Nóqui, Kuimba e Nzeto com um cada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura