Economia

Trinidad e Tobago: Vazamento de petróleo de navio pode levar a estado de emergência

Um vazamento de petróleo de um navio que encalhou na última quarta-feira nas águas de Trinidad e Tobago e se espalhou por cerca de 15 quilómetros da costa, está a causar uma situação de emergência na véspera do feriado de Carnaval, disseram as autoridades.

12/02/2024  Última atualização 11H34
© Fotografia por: DR

O secretário-chefe da Assembleia da Assembleia de Tobago (THA), Farley Augustine, disse aos jornalistas que pelo menos 15 quilómetros de costa foram afectados e 1.000 voluntários têm ajudado desde quinta-feira na limpeza do vazamento, que está prestes a ser declarado uma emergência nacional.

"Vamos passar para o nível três (…). Tudo indica que vamos nessa direcção”, afirmou o responsável, referindo-se ao nível de emergência provocado pelo avanço do petróleo.

O misterioso navio "Gulfstream”, de bandeira não identificada e cuja tripulação não fez ligações de emergência e não foi encontrada, foi avistado na quarta-feira, dia 7.

A  Agência de Gestão de Emergências da ilha (TEMA) disse que não havia sinais de vida no Gulfstream, cuja carga inicialmente se acreditava consistir em areia e madeira.

Neste momento, "todos os esforços da Guarda Costeira visam conter o vazamento de petróleo (…) vai demorar algum tempo até analisarmos as origens, de onde veio o navio e para onde ia”, afirmou  o governo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia