Cultura

União Recreativo Kilamba revalida título do Carnaval

Mário Cohen

Jornalista

O grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba, do Distrito Urbano do Rangel, é o grande vencedor do Carnaval de Luanda da classe A (adultos), ao somar 898 pontos. Esta é a segunda vitória consecutiva do grupo na maior manifestação cultural do povo na capital do país.

15/02/2024  Última atualização 07H55
Desempenho do comandante Mony de Oliveira foi determinante na conquista do primeiro lugar © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
O grupo mais titular do Entrudo luandense, o União Mundo da Ilha, da Ingombota, ficou em segundo lugar, com 864 pontos, sendo o quarto ano que o papão do Carnaval de Luanda não vence.

O União Kiela, do Distrito Urbano do Sambizanga, um dos crónicos candidatados ao título, mas que desde 2009 não vence o Carnaval de Luanda, ficou em terceiro lugar, com 790 pontos.

Na classe B, também de adultos, o grupo vencedor foi o União Etu Mudietu, do Distrito Urbano do Sambizanga, com 852 pontos. Em  segundo lugar ficou o União 10 de Dezembro, da Maianga, liderado pelo comandante Bernardo Vidal.

Em terceiro lugar ficou o União Twabixila, do município de Viana, o único grupo carnavalesco que dança a dizanda, estilo que está em vias de extinção no Carnaval de Luanda.

Segundo o regulamento, os primeiros cincos grupos da classe B (adultos) ascendem para o escalão principal do Carnaval de Luanda na próxima edição. Trata-se do União Etu Mudietu, do Sambizanga, 10 de Dezembro, da Maianga, Twabixila, de Viana, Café de Angola e União 17 de Setembro, ambos do Kilamba Kiaxi.

Por força do regulamento descem da classe A para a B, no desfile do próximo ano, os grupos União os Petrolíferos, do Cazenga, Kazukuta, do Sambizanga, Sagrada Esperança, do Rangel, Juventude Capalanga, de Viana, e União Estrela da Kazukuta, do Cazenga, os cincos últimos classificados este ano da classe A.

Na classe infantil, os "herdeiros” do Entrudo de Luanda, o grande vencedor foi o grupo Viveiros de Njinga Mbande, do município de Viana, com 808 pontos, o segundo classifico é o grupo Cassules dos Jovens da Cacimba, com 786 pontos, e em terceiro lugar ficou o grupo Cassules Amazonas do Prenda, com 743 pontos.

No quarto e quinto lugares ficaram Cassules da Kazukuta, do Sambizanga, com 696 pontos, e Cassules 10 de Dezembro, do Distrito Urbano da Maianga, com 671 pontos.

Este ano, o vencedor da classe A vai receber quinze milhões de kwanzas, enquanto o segundo classificado levará para dez milhões e o terceiro cinco milhões de kwanzas.

Para o vencedor da classe B, o prémio será de cinco milhões de kwanzas, o segundo classificado vai embolsar três milhões e o terceiro dois milhões de kwanzas.

Na classe infantil, o primeiro classificado terá a premiação de oito milhões de kwanzas, o segundo, seis milhões, e o terceiro, quatro milhões de kwanzas. A cerimónia de premiação está agenda para sábado, a partir das 10h00, no Palácio de Ferro, em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura