Cristiano Mangovo "Que direcção"?

Envie este artigo por email

Cristiano Mangovo apresenta, sua exposição.

Cristiano Mangovo
Cristiano Mangovo

Foi aberta no Centro Cultural Brasil-Angola, no dia 3 de Novembro, a exposição “Que direcção?” do artista plástico CRISTIANO MANGOVO.
Enquanto artista contemporâneo que aborda e questiona os problemas globais da actualidade, Cristiano Mangovo apresenta, nesta sua exposição de obras inéditas em 2016, uma evolução do tema original dos “guiadores” que lançou em 2015 e que tem marcado o percurso recente da sua obra.
Retomando o carácter surrealista das personagens que, ostentando um guiador de mota na cabeça, têm a capacidade de se guiar e de guiar os outros, Mangovo desenvolve um diálogo pintura-escultura focado na capacidade humana de se direccionar para um objectivo. Dessa capacidade, ligada à vontade, à inteligência e à auto-determinação, decorrem todas as acções (ou a inacção) e características do ser humano: o amor-próprio, a liderança, a originalidade, a confiança, o amor, o poder, a solidariedade, a auto-suficiência…
A presente colecção, essencialmente figurativa e surrealista, com a inclusão de alguns abstractos, que continuam a identificar o traço de Cristiano Mangovo, centra-se assim, numa questão considerada essencial para o artista: aquilo que o ser humano é capaz de fazer consigo próprio e o poder que cada pessoa tem de dar um rumo à sua própria vida. Os guiadores de mota e os casacos simbolizam, nesta perspectiva, os acessórios que poderíamos usar para potenciar a nossa determinação para alcançar os nossos objectivos.
Em suma, uma mensagem de empoderamento e incentivo à capacidade individual, muito pertinente e oportuna nos dias que correm.

CRISTINA ROÇA

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos