FERNANDO TAFISH NOMEADO PARA O SAVANNA COMICS CHOICE

Envie este artigo por email

Fernando Tafish, angolano nomeado para os prémios de “Savanna"

Fernando Tafish, comediante angolano

Fernando Tafish, comediante angolano a estudar na Namíbia, foi nomeado para os prémios de “Savanna Comics Choice Awards” na categoria comediante pan-africana do ano, celebrado no dia 9 de Setembro em Joanesburgo, África do Sul, contra os maiores comediantes de África, como Basket Mouth, Carl Joshua, apenas para citar alguns, fazendo dele o primeiro comediante Freeyourmind/GOZ’AQUi a ter uma indicação a um prémio internacional.

Ainda neste ano de 2017, Fernando vai visitar 5 países africanos (Crack Up Africa tour), incluindo a Namíbia, onde apresentará o seu primeiro show de comédia especial.
Até a data, fez 4 shows ONEMANSHOW e é já considerado um dos maiores nomes da comédia na Namíbia e em Angola. Fernando está envolvido na indústria da comédia há mais de 8 anos.
Actualmente baseado na Namíbia, Fernando Tafish encontra-se a estudar Artes Performativas a tempo parcial. O multitalentoso comediante tem o nome de "Fernando Tafish" em palco e, é um comediante de Stand-Up, de Angola, assim como actor, realizador e empreendedor. Nasceu em Luanda.
Referido como o “estudante mais engraçado da classe” no tempo do ensino médio, ele nem sequer podia perguntar algo ao professor, porque cada vez que ele perguntava, os colegas de classe pensavam que ele estava sendo sarcástico e toda a classe começava a rir. Mas essa energia simplesmente o motivou a prosseguir o seu talento de comediante.
Em 2009, Tafish foi descoberto por uma empresa de comédia namibiana chamada Freeyourmind para se juntar a uma competição de comédia (stand up comedy) na qual participou e ganhou como comediante da noite e é aí que tudo começa.
Em 2012, actuou num festival internacional de arte para todos os países africanos de língua portuguesa. Em 2013 Fernando Tafish apresentou-se no mesmo festival pela demanda do público. Também no mesmo ano, juntou-se e apresentou-se algumas vezes na maior plataforma de humor de Angola (GozAqui).
Em 2014, Fernando foi convidado para Salvador, no Brasil, para outro festival de comédia internacional. Fernando Tafish é actualmente o apresentador de um show de comédia realizado todos os meses no Ster Kinekor Movie Theatre na Namíbia.

Comédia é teatro
Em entrevista ao jornal Cultura, Tafish considera que “a comédia é teatro; A comédia stand-up é um estilo de comédia em que um comediante executa na frente de uma audiência ao vivo, geralmente falando directamente com eles. Stand up também é conhecido como o acto de teatro mais difícil ... Também é conhecido como um monólogo ou uma performance a solo ... o que nos diferencia de um actor de teatro normal, é que somos mais flexíveis, porque podemos realizá-lo em qualquer lugar como clubes de comédia, bares e pubs, discotecas, , faculdades e teatros. Fora da performance ao vivo, o stand-up geralmente é distribuído comercialmente via TV, DVD, CD e internet.
Fernando faz humor em várias línguas, inglês, afrikaans e português, e também é peremptório em afirmar que, hoje em dia, já é possível viver só da comédia, “se você é dedicado e trabalhador... Ser um comediante não significa apenas que você tem que fazer comédia estritamente, há muitas oportunidades que vêm ao longo do caminho.
Sobre a recente nomeação para o Savana Comics, Fernando Tafish disse estar “extremamente feliz, pois “é uma plataforma que não esperava ver num comediante angolano, por isso é um grande sucesso para mim. Estou feliz em representar Angola. Sou parte da maior empresa de comédia Stand-up de Angola (Gozaqui) eu diria que esta é a nossa primeira nomeação internacional. Apenas estar na mesma categoria com algumas das lendas da comédia de África, como Basket Mouth, é um grande êxito”.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos