Homenagem a Francisco Xavier Yambo

Envie este artigo por email

Nestes últimos vinte anos de lide em torno da defesa do Património Histórico e Cultural, tenho conhecido pessoas extraordinárias colegas que dedicaram uma boa parte da sua vida na construção de uma atitude  preservacionista a favor da Cultura, Identidade e Memória coletivas e, cujos contributos são, pois, de inteira justiça, de se lhes atribuir o devido reconhecimento.

Porém, os últimos quatro anos foram, pessoalmente, marcados pelo desaparecimento físico de três personalidades que tiveram, efetivamente, um imenso protagonismo na defesa e divulgação da nossa Cultura, História e Património.

Refiro-me ao falecimento de Emmanuel Esteves (1945-2008); Fernando Batalha (1908-2012) e mais recentemente Francisco Xavier Yambo (1945-2012).

Com o Professor Doutor Emmanuel Esteves (tratávamo-nos mutuamente por chará) tive muitas interfaces que nos levaram a efetuar projetos e trabalhos em espírito de equipa. Ele foi o mentor do “Projecto Mbanza Kongo-Cidade a desenterrar para preservar” sobre o qual foram realizadas duas mesas redondas (1981 e 2007) em apoio ao processo de Candidatura daquela cidade à “Património da Humanidade”.

E foi, particularmente, no âmbito desse projecto que mais interagimos e devo francamente reconhecer que ganhei muito com isso.

O seu desaparecimento ocorrido em 2008, em Luanda, causado por um trágico acidente de viação frustrou todos, em particular a equipa do projeto. Publicou várias obras, destacando- se aquelas que estão relacionadas com a história do caminho-de-ferro de Benguela e sobre Mbanza Kongo (Reino do Kongo).

Conheci ocasionalmente o arquiteto português Fernando Batalha em 1994 em Lisboa. Porém, já dele ouvia falar, devido aos testemunhos seus deixados em arquivos do então Departamento de Museus e Monumentos (hoje, Instituto Nacional do Património Cultural) onde trabalhou de (1938 a 1983). Depois voltei a vê-lo em 2006.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos