Marito, um ícone

Envie este artigo por email

Anselmo de Sousa Arcanjo Júnior é um ícone da música urbana angolana, foi discípulo de Duya e dedicou toda sua carreira musical aos Kiezos.

Marito, um ícone

Sem dúvida (e comprovado por Marito), que a sua maior referência foi Franco, a técnica deste guitarrista congolês influenciou profundamente Marito.

De origem humilde ­ como todos os integrantes dos Kiezos ­ não teve a oportunidade no início da sua aprendizagem de conseguir um violão, começou com guitarras de fabrico próprio, compostas por uma lata de azeite, cordas de arame ou fio de pesca (nylon) e um pau como braço do instrumento que mais parecia um cacoxe, era evidente que a afinação e o harpejo não tinham nada a ver como o método universal mas, para situarmo-nos em relação a este instrumento, expomos aqui alguns dados.

É provável que a história do violão tenha começado quase dois mil anos antes de Cristo.

Na antiga Babilónia, arqueólogos encontraram placas de barro com figuras seminuas tocando instrumentos musicais, muitos deles semelhantes ao violão atual.

Um exame mais detalhado revela que há diferenças significativas no corpo e no braço, mas no fundo é sem dúvidas chato como o violão dos nossos tempos.

Publicamos aqui os acordes de uma música de referência, ou melhor, de consumo obrigatório da autoria de outro músico Miguel Francisco dos Santos Rodolfo (Kituxi), que foi superiormente executada na guitarra por Marito e Os Kiezos.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos