Recital lírico: Trio Mozart comove Nossa Senhora dos Remédios

Envie este artigo por email

No dia 26 de Outubro, na histórica igreja dos Remédios em Luanda, o Trio Mozart Jean Sarragosse, barítono, Isabelle Poulernard, soprano e Nathalie Steinberg, pianista - apresentou diversas composições líricas da música clássica. A finalizar, o tenor angolano Emanuel Mendes, o convidado especial da noite, encheu a igreja com a sua voz cheia de modulações.

Fotografia: Fotos: Paulino Damião “50”

O grupo formado há mais de dez anos esteve em Luanda a convite da Alliance Française de Luanda. A vinda teve por objectivo oferecer momentos clássicos aos amantes da música lírica cantada e trocar experiência com intérpretes angolanos.

Jean Sarragosse disse é com muito entusiasmo que veio cantar pela primeira vez em Angola. Sei que a música clássica é pouco divulgada e ouvida em Angola. Por isso, o Trio Mozart vai mostrar quanto valor tem este estilo musical. Vamos marcar uma nova época de trocas com os músicos do género em Angola, disse.

A soprano Isabelle Poulenard, o barítono Jean-Claude Sarragosse e a pianista Nathalie Steinberg apresentaram, durante duas horas de recital, numa primeira parte, peças do Wolfgang Amadeus Mozart e, numa segunda parte, um repertório de peças de "Mélodies Françaises" (Poulenc) e Operas franceses (Lalo, Offenbach).

O tenor angolano Emanuel Mendes (integrante do grupo Bantu Voice) interpretou Giuseppe Verdi (1819-1880) com o título "Questa o quella de la l´opéra Rigoletto".

A história de cada um

Isabelle Poulenard: Soprano
Depois de sete anos no Mestrado de Radio-France e três anos na École Nationale d'Art Lyrique da Opéra de Paris, Isabelle Poulenard é rapidamente atraída pela interpretação da música dos séculos 17 e 18. Ela participa de inúmeras produções do Atelier Lyrique de Tourcoing sob a direção de AD Malgoire.

Teve a oportunidade de trabalhar com maestros como Charles Dutoit, Mstislav Rostropovich, Christie William, Minkowski Marc, Theodor Guschlbauer, René Jacobs, Richard Hickox, Foster Mark, Suhubiette Joel, Jérôme Correas... E apresenta-se regularmente em recitais, incluindo concertos e recitais de abertura da Ópera Bastille.

Desde Setembro de 2012, ensina no Departamento de Música Antiga do Conservatório de Musica (CRR) de Paris.

Jean-Claude Sarragosse: Barítono

Depois de estudar musicologia na Faculdade de Toulouse, Jean-Claude Sarragosse entre no CNIPAL de Marselha. Obteve o primeiro Prémio do Conservatório Nacional Superior de Paris, na classe de W. Christie. Membro do conjunto Les Arts Florissants por mais de cinco anos, participou em vários concertos e óperas (Athys, Medea, Castor e Pollux) e apresentações internacionais (Brasil, EUA, China, Austrália).
É com o ARCAL (C. Gangneron) ou o Opera Eclaté (Olivier Desbordes) que Jean-Claude Sarragosse encontrou os prazeres da cena, interpretando os papéis de Polifemo em Acis and Galatea de Händel, Caron e Plutão do Orfeo de Monteverdi, Agamenon em La Belle Hélène, Zuniga em Carmen de Bizet, Bobinet em La Vie Parisienne de Offenbach, Masetto no Don Giovanni de Mozart, Papageno em A Flauta Mágica, Figaro e Bartolo em O Casamento de Figaro, entre outros.

Nathalie Steinberg: Pianista

Formado no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, aperfeiçoou-se em Montreal, Canadá. Foi contratada como mestre de canto no Atelier Lyrique de l'Opéra de Montreal e acompanhou master classes na Escola BrittenPears.

De volta à França, trabalhou como mestre de canto, sob a direção de maestros de renome: Seiji Osawa, Jean Claude Casadesus o Jhon-Eliot Gardiner, entre outros.

Foi mestre de canto na Opéra Comique e do Châtelet, em Paris e participou de varias criaçoes no Helsínquia Opera, Opera de Valência e Ópera de Zurique, em particular. Atualmente, ela é assistente-acompanhante da classe de Malcolm Walker no Centro Nacional Supérieur de Musique de Paris.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos