O grupo formado há mais de dez anos esteve em Luanda a convite da Alliance Française de Luanda. A vinda teve por objectivo oferecer momentos clássicos aos amantes da música lírica cantada e trocar experiência com intérpretes angolanos.
Jean Sarragosse disse é com muito entusiasmo que veio cantar pela primeira vez em Angola. Sei que a música clássica é pouco divulgada e ouvida em Angola. Por isso, o Trio Mozart vai mostrar quanto valor tem este estilo musical. Vamos marcar uma nova época de trocas com os músicos do género em Angola, disse.
A soprano Isabelle Poulenard, o barítono Jean-Claude Sarragosse e a pianista Nathalie Steinberg apresentaram, durante duas horas de recital, numa primeira parte, peças do Wolfgang Amadeus Mozart e, numa segunda parte, um repertório de peças de "Mélodies Françaises" (Poulenc) e Operas franceses (Lalo, Offenbach).
O tenor angolano Emanuel Mendes (integrante do grupo Bantu Voice) interpretou Giuseppe Verdi (1819-1880) com o título "Questa o quella de la l´opéra Rigoletto".
A história de cada um
Isabelle Poulenard: Soprano
Depois de sete anos no Mestrado de Radio-France e três anos na École Nationale d'Art Lyrique da Opéra de Paris, Isabelle Poulenard é rapidamente atraída pela interpretação da música dos séculos 17 e 18. Ela participa de inúmeras produções do Atelier Lyrique de Tourcoing sob a direção de AD Malgoire.
Teve a oportunidade de trabalhar com maestros como Charles Dutoit, Mstislav Rostropovich, Christie William, Minkowski Marc, Theodor Guschlbauer, René Jacobs, Richard Hickox, Foster Mark, Suhubiette Joel, Jérôme Correas... E apresenta-se regularmente em recitais, incluindo concertos e recitais de abertura da Ópera Bastille.
Desde Setembro de 2012, ensina no Departamento de Música Antiga do Conservatório de Musica (CRR) de Paris.
Jean-Claude Sarragosse: Barítono
Depois de estudar musicologia na Faculdade de Toulouse, Jean-Claude Sarragosse entre no CNIPAL de Marselha. Obteve o primeiro Prémio do Conservatório Nacional Superior de Paris, na classe de W. Christie. Membro do conjunto Les Arts Florissants por mais de cinco anos, participou em vários concertos e óperas (Athys, Medea, Castor e Pollux) e apresentações internacionais (Brasil, EUA, China, Austrália).
É com o ARCAL (C. Gangneron) ou o Opera Eclaté (Olivier Desbordes) que Jean-Claude Sarragosse encontrou os prazeres da cena, interpretando os papéis de Polifemo em Acis and Galatea de Händel, Caron e Plutão do Orfeo de Monteverdi, Agamenon em La Belle Hélène, Zuniga em Carmen de Bizet, Bobinet em La Vie Parisienne de Offenbach, Masetto no Don Giovanni de Mozart, Papageno em A Flauta Mágica, Figaro e Bartolo em O Casamento de Figaro, entre outros.
Nathalie Steinberg: Pianista
Formado no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, aperfeiçoou-se em Montreal, Canadá. Foi contratada como mestre de canto no Atelier Lyrique de l'Opéra de Montreal e acompanhou master classes na Escola BrittenPears.
De volta à França, trabalhou como mestre de canto, sob a direção de maestros de renome: Seiji Osawa, Jean Claude Casadesus o Jhon-Eliot Gardiner, entre outros.
Foi mestre de canto na Opéra Comique e do Châtelet, em Paris e participou de varias criaçoes no Helsínquia Opera, Opera de Valência e Ópera de Zurique, em particular. Atualmente, ela é assistente-acompanhante da classe de Malcolm Walker no Centro Nacional Supérieur de Musique de Paris.
Comentários