• JORGE MACEDO

    Jorge Macedo, escritor e jornalista angolano, nasceu em 1941, em Malanje (Angola). Até aos estudos secundários esteve em Malanje e, posteriormente, em Luanda, onde frequentou os seminários Menor e Maior até ao curso de Filosofia.


    Formou-se, na Universidade de Kinshasa, em Etnomusicologia. Após ser regente escolar, Jorge Macedo exerceu o cargo de funcionário administrativo.

    Depois da independência, ocupou outros cargos, como o de director da Escola Nacional de Música (Angola), o de director do Instituto Nacional de Línguas Angolanas.

    O escritor, que usou também o nome literário de Mário Samba, publicou o seu primeiro livro em 1966, Tetembu, seguindo-se outros livros, que vão desde a poesia até ao romance, passando pelo ensaio e contos, tais como As Mulheres (1970), Gentes de Meu Bairro (1977), Geografia da Coragem (1978), Literatura Angolana e Texto Literário (1989) e O Menino dos Olhos de Bimba (1999).

    A sua obra marca a transição da geração de 60 e 70, o que pode estar na origem dos vários géneros literários presentes na sua escrita e nas diferentes manifestações culturais a que está associada.

    Para além da sua actividade literária, Jorge Macedo dedicou-se também à investigação musical, como músico e compositor.

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos