Marrocos: nascimento da Comunidade de Cinematografias Africanas (CCA)

Envie este artigo por email

À margem do 15º Festival do Cinema Africano de Khouribga (FCAK 2012).

Os diretores gerais das cinematografias nacionais do Senegal, Burkina Faso, Níger, Benim, Mali, Costa do Marfim e Marrocos, assim como profissionais de cinema e audiovisual, oriundos de vários países africanos, reuniram-se por ocasião do 15º Festival do Cinema Africano de Khoribga e decidiram, na 5º feira, dia 5 de Julho, criar um organismo denominado Comunidade das Cinematografias Africanas ­ CCA.

1. A Comunidade das Cinematografias Africanas tem por vocação, o delinear de uma nova via para o desenvolvimento do cinema no conjunto dos países africanos.

2. A Comunidade das Cinematografias Africanas tem por missão, a criação de uma sinergia entre os seus membros que farão o acompanhamento junto dos governos africanos para que se dotem de uma política nacional e de uma imagem económica e culturalmente viável.

3. A Comunidade de Cinematografias Africanas apela a todos os organismos responsáveis pelo cinema, assim como os cineastas e os produtores africanos a unirem-se a esta causa.

4. A Comunidade de Cinematografias Africanas criou um gabinete de ligação com a missão de convocar uma assembleia constituinte que porá em prática todas as estruturas fixas e administrativas necessárias ao seu bom funcionamento.

5. O gabinete de ligação da CCA é composto por:
Senhora Osange Silou-Kieffer (Guiana)
Senhor Hugues Diaz (Senegal)
Senhor Nour-Eddine Saïl (Marrocos)
Feito em Khouribga, Marrocos, aos 5 de Julho de 2012.

Nour-Eddine Saïl Coordenador do Gabinete de ligação Contacto: ccafric@gmail.com

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos