"mim’delo" está em marcha

Envie este artigo por email

 Projeto cabo-verdiano congrega parceiros

Está em marcha o projeto "mim'delo" de intervenção cultural, de que são parceiros o Governo de Cabo Verde, a fundação norte-americana Creative Visions Foundation, a ONG finlandesa Shiffa, a Plataforma de ONGs de Cabo Verde, a 10pt ­ Criação Lusófona, o cineasta finlandês Pena Turunem e o musico cabo-verdiano Tito Paris.

Dirigido essencialmente à juventude dos espaços urbanos marginalizados nas comunidades lusófonas, sobretudo a de ascendência crioula e particularmente a de Mindelo (ilha de São Vicente, em Cabo Verde), pretende refletir em documentário a sua vivência.

Na atual fase decorre uma campanha de angariação de fundos (financiamento coletivo ou crowdfunding) que é um ato de "arrecadar dinheiro, em troca de recompensas, para realizar projetos por meio da agregação de múltiplas fontes de financiamento: amigos, família, fans, empresas, associações, etc.".

Trata-se de uma nova tendência mundial para financiar projetos artísticos: graças ao financiamento coletivo, cada vez mais pessoas poderão expressar-se, democratizando o mercado da cultura.

Pretende-se que "mim'delo" seja um retrato de África narrado por um dos seus povos periféricos, através de estórias que "não caem na armadilha tendenciosa dos media do Ocidente, que espalham uma imagem ubíqua de fome e desencanto num continente sem ideias nem esperança", define o ator e encenador de teatro, o português Miguel Pinheiro, que aqui também realiza.

"mim'delo incorpora a ficção e o mito, cruza-os com experiências de vida, e coloca-os em palco para assim desocultar as histórias de uma periferia, pela primeira vez contada de dentro para fora, trazendo o fora para dentro de todos nós", resume Ana Cordeiro, diretora do Centro Cultural Português/Instituto de Camões, polo do Mindelo.

Apesar dos apertos financeiros que resultam em grande parte da crise económica internacional que, de certo modo, já incidiu sobre o Mindelact deste ano, é bastante grande a expetativa criada em torno deste projeto que congrega, desde logo, um vasto leque de parceiros.


Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos