Ministra da Cultura esclarece construção do Arquivo Nacional

Envie este artigo por email

No 20º aniversário da Liga Africana

Ministra da Cultura esclarece construção do Arquivo Nacional
Carolina Cerqueira

Ao contrário do que este jornal relatou na edição anterior, sob o título “A Liga Africana e a sua Importância Histórica”, e que resultou da reprodução de uma reportagem da ANGOP sobre o 20º aniversário da Liga Africana, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, não procedeu ao encerramento formal da sessão comemorativa.
Carolina Cerqueira participou no evento como convidada, e apenas se pronunciou para responder a umas questões colocadas sobre o Arquivo Histórico e a História de Angola.
A ministra jamais anunciou que o primeiro Centro de História de Angola, em construção, está na sua fase final. A titular da pasta da Cultura limitou-se a esclarecer a imprensa presente no evento sobre o andamento das obras do Arquivo Nacional de Angola.
O jornal Cultura recorda que o novo edifício do Arquivo Nacional de Angola surge no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento que prevê, entre os seus objectivos específicos para o sector da Cultura, a implementação do Sistema Nacional de Arquivos. A infra-estrutura ocupa uma área de 4 hectares, com 30.540 metros quadrados de construção, num total de 5 pisos. O edifício terá, entre outras dependências, 69 salas de arquivo, 39 escritórios, dois laboratórios, três salas de exposições, dois auditórios, 9 salas de formação.
A infra-estrutura, depois de concluída, permitirá a correcta melhoria da acomodação da documentação existente no Arquivo Nacional de Angola, assim como a incorporação dos documentos produzidos depois de 1975 pelos Órgãos de Soberania do País, a serem transferidos para aquela instituição, melhorar o estado de conservação e a qualidade de serviços no acesso dos investigadores e estudantes ao seu acervo. Vários outros serviços que actualmente não são desenvolvidos por falta de espaço e técnicos serão prestados no novo edifício.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos