“Hamlet” de Shakespeare em versão angolana

Envie este artigo por email

A história de um jovem atormentado que tem como escolhas “vingança ou misericórdia, esperança ou desespero, vida ou morte”.Hamlet:

“Hamlet” de Shakespeare em versão angolana
William Shakespeare Fotografia: Arquivo

O preço da vingança,de William Shakespeare, chegou aos palcos de Luanda no dia 4 de Dezembro para uma temporada de quatro apresentações.
Em 2014, o projecto Globe to Globe abraçou o desafio de mostrar, em dois anos, a peça de Shakespeare em todos os países do mundo para assinalar os 450 anos do dramaturgo inglês. Angola é o 146.º país a receber a obra.
“Uma obra recheada de humor negro em que a história é construída em metáforas na qual se exploram temas de traição, vingança, incesto e corrupção moral”, diz a organização do projecto Resgarte que pegou no texto original e lançou-se ao desafio de o adaptar ao contexto africano.
“Ilustrado de uma forma contemporânea, sem limitações no tempo e espaço, esta viagem emocionante proporciona uma inovadora e criativa representação de uma das maiores obras da dramaturgia universal”, acrescenta o Resgarte.
Com encenação de Emanuel NkrumaPaim, a peça estreoudia 4 de Dezembro, no Hotel Epic Sana, às 20h30. A 10 de Dezembro será apresentada no Cine Place do Belas Shopping, às 21h. E nos dois dias seguintes no RoyalPlaza Hotel, às 20h30. Antes, no dia 30, houve uma primeira apresentação só para jornalistas e críticos no Centro Cultural Brasil-Angola.
O elenco conta com Emanuel NkrumaPaim, Mayomona Vicente, Isabel Manuel, QuimFasano, Onésimo Piedade, Lizeth Joaquim, WimeBraúlio Martins, Edson Miranda e Helena Moreno.
RESGARTE, ARTES CÉNICAS, CULTURA E EDUCAÇÃO é um projecto artístico dentro das artes, que tem como principais objectivos a criação e apresentação de espectáculos de teatro, dos vários géneros com as obras referenciais, clássicas e contemporâneas, do repertório dramático nacional e universal.
William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e actor inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon".
Nasceu em Abril de 1564, Stratford-upon-Avon, Reino Unido e faleceu a 23 de Abrilo de 1616 na sua cidade natal.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos