José Benzora´s vence Prémio António Jacinto

Envie este artigo por email

José Benzora´s, pseudónimo literário de José João Oliveira da Silva, é o vencedor do Prémio Literário António Jacinto, edição de 2014.

José Benzora´s vence Prémio António Jacinto
José Benzora´s vencedor

Segundo o júri, na obra poética “Experimentais Terracotta” nota-se “um profundo estudo e conhecimento do imaginário e da mitologia africanas, transmitindo-as para a realidade angolana”. O autor, acrescenta o júri, “denota maturidade e segurança quanto aos recursos poéticos que utiliza, onde transparece intertextualmente o melhor da rica tradição literária nacional”.
O júri decidiu também dar menção honrosa à obra “Feliz Dia da Mãe”, de Kwanza Kassange, pseudónimo utilizado pelo concorrente Francisco Luís João Gaspar, recomendando, entretanto, “uma profunda e exaustiva revisão e acompanhamento para uma eventual publicação”.
Recomendou ao INIC, o promotor do prémio, a fazer uma maior divulgação e promoção do concurso “a fim de se poder aumentar o número e a qualidade das participações, sobretudo a nível das demais províncias”.
No total, o júri, composto por Albino Carlos, Isaquiel Cori e Óscar Guimarães, analisou treze obras, a maioria em poesia.
José João Oliveira da Silva, o José Benzora’s, nasceu em Luanda, aos 07 de Julho de 1977.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos