Lança Ombela a estória das chuvas

Envie este artigo por email

O livro "Ombela – A Estória das Chuvas", de Ondjaki (texto) e Rachel Caiano (ilustrações) traz uma estória singela, própria para encantar os petizes, e introduzi-los, pelas e com as palavras, no mundo do maravilhoso.

Lança  Ombela  a estória  das chuvas
Lança Ombela a estória das chuvas Fotografia: Paulino Damião

 A estória situa-se na corrente daquelas que buscam preencher a curiosidade natural das crianças pelo conhecimento da origem e da razão primordial das coisas.
Ombela, que em umbundo significa chuva, é o nome de uma deusa criança, que, lá longe na escuridão dos tempos, entediada com a sua majestosa divindade, estava cheia de tristeza. Decide então chorar. As suas lágrimas salgadas caem em forma de chuva e formam os mares e os oceanos. Mais tarde, já de bom humor, chora de alegria, derramando agora lágrimas/chuvas de água doce, alimentando as plantas e criando sobre a terra inumeráveis rios e lagos.
Em “Ombela – A Estória das Chuvas” as ilustrações são tão ou mais importantes que o texto narrativo. Rachel Gaiano soube, com os seus traços figurativos e as cores vivas, captar a essência da estória, dando-lhe contornos mais concretos e humanizados, a começar pela antropomorfização da chuva: afinal, Ombela é uma menina.
Vencedora do concurso do Conto Infantil, edição de 2012, da Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde, a obra foi editada pela Plural Editores e lançada a 17 de Junho no Centro Cultural Português, em Luanda.
Na ocasião, Ondjaki improvisou uma performance criativa, escrevendo na hora e projectando na tela pendurada no palco versos seus e dos poetas Ana Paula Tavares (angolana), Manuel Pina e Sophia de Melo Breyner Andersen (portugueses). Os versos foram ganhando forma sob um fundo de desenhos digitais, improvisados, do brasileiro António Jorge Gonçalves e os sons ora de guitarra ora de saxofone do português Marcelo Magdaleno.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos