O Universo Lev’arte

Envie este artigo por email

Mauro Yange

O LEV’ARTE foi fundado a 20 de Julho de 2006. É um movimento cultural de âmbito nacional, sem fins económicos. Tem como objetivos principais incentivar a leitura, a criatividade artística e o gosto pela literatura no intuito de humanizar o comportamento das pessoas através da arte.

O Lev'Arte tem vindo a realizar regularmente uma série de eventos culturais onde se destacam:"

"POESIA AO VIVO"
Realizado todas as quintas-feiras, às 19 horas, no Kings Club (Vila Alice - Luanda). O nosso evento semanal, onde a poesia e a música nos fazem sempre companhia, bem ao estilo “microfone aberto”, passando pelo palco de declamadores consagrados e estreantes. Vai ao ar neste evento, a rubrica "Mesa Bicuda com Lueji Dharma", um espaço de entrevista onde temos sempre uma figura pública a partilhar connosco os seus projetos e sonhos.

"POESIA NA MULEMBA"
Realizado mensalmente ao terceiro sábado, no espaço Universidade Hip Hop (Bairro da Mulemba, Petrangol - Luanda), às19horas.Umevento artístico, fruto de uma parceria com os rapazes da Universidade Hip Hop, onde a poesia se casa como ritmo da guitarra e o som do batuque.

“POESIA À VOLTA DA FOGUEIRA”
O nosso maior evento, realizado mensalmente aos segundos sábados, pelas 18 horas, no quintal da União dos Escritores Angolanos. Nele participam em média 300 pessoas. Um evento multifacetado com poesia ao vivo, músicos convidados, venda de livros, desfiles de moda, contando sempre com a presença fixa do grupo teatral Tata Yetu.

POESIA EM VIANA
Foi o segundo maior evento levarteano e em alguns períodos passou a ser mesmo o maior, tendo uma média de 200 pessoas por evento, porém foi-nos retirada a possibilidade de realizar o evento na Casa da Juventude durante o ano passado. No entanto, em Janeiro recomeçámos as grandes tardes de poesia naquele município de Luanda, que vai ao ar todos os últimos domingos de cada mês. Igualmente é um dos projectos criados a fim de levar a arte aos vários municípios de Luanda e não só.

Para receber mais informações sobre os nossos eventos ou juntar-se a nós como membro, contacte-nos pelos terminais 917 051 550-927 001 780.

Amanhã
Amanhã serei eu…
…no útero da noite concebendo poemas risonhos
Erguendo sorrisos fantoches
O nato gerador de sonhos
O arquitecto das manhãs tímidas e madrugadas com brilhos
Amanhã serei eu…
...o carteiro destruindo sorrisos medonhos
A quentura das noites frias
O berço das formiguinhas e passarinhos
A aurora no renascer da África dos sonhos
Amanhã serei eu…
…desdenhando da tristeza
Gargalhando gargalhadas com proeza
Trilhando sobre poemas utópicos
O nobre verso com clareza
Amanhã serei eu…

Jojó Mundundi

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos