Cabo Verde cria Orquestra Nacional com 26 músicos

Envie este artigo por email

Com 26 instrumentalistas, incluindo membros da Orquestra Clássica do Centro (portuguesa, de Coimbra), a Orquestra Nacional de Cabo Verde fez recentemente a sua apresentação oficial num espectáculo realizado na cidade da Praia.

Cabo Verde cria Orquestra Nacional com 26 músicos
Cabo Verde cria Orquestra Nacional com 26 músicos

 Constituída por iniciativa do Ministério cabo-verdiano da Cultura, a orquestra – na demonstração de uma parceria que se prevê de longa duração, contou com a regência do maestro David Lloyd (da Orquestra coimbrã), Carlos Matos, da Conservatória Roterdão (na Holanda), e Casimiro Tavares, da Banda Militar de Cabo Verde. Deste modo, garantiu-se desde logo uma dimensão internacional a este evento que marca um momento totalmente novo da cultura daquele país arquipelágico.

Segundo se espera, esta cooperação deverá, desde início, estender-se por trabalhos de pesquisa, de estudos, de transcrição e de arranjos, de regência e educação musical, além da formação de novos públicos.
Na sua estreia, a Orquestra de Cabo Verde interpretou dez peças, sendo duas do cabo-verdiano Vasco Martins – compositor do Mindelo, autor de peças de concerto e mesmo de óperas, e que é autor de sinfonias já interpretadas pela orquestra de Coimbra-, além de áreas do cancioneiro geral nacional, entre elas a morna “Sodadi”, de Cesária Évora, adaptada por David Lloyd.
O nascimento da Orquestra de Cabo Verde, aplaudida por vultos da intelectualidade cabo-verdiana (identificados com os diferentes partidos políticos) e que teve lugar no Palácio da Assembleia Nacional, na Achada de Santo António, culminou um profundo trabalho de educação musical e de formação de músicos e deixa antever sucesso das diligências para a criação de uma companhia balética cabo-verdiana.
Com a criação desta Orquestra abrem-se novas oportunidades para os músicos profissionais, obrigados a buscar na diáspora saída para uma carreira que desejavam prosseguir.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos