Campeonato Internacional de Cálculo Mental 2012/134

Envie este artigo por email

O Campeonato Internacional de Cálculo Mental é uma competição matemática mundial, organizada pela EUDACTICA, que na edição transacta contou com a participação de 212.000 alunos, de 52 diferentes nacionalidades.

Destinado a alunos entre os 6 e os 15 anos de idade (ensino básico), o torneio decorre inteiramente nas instalações escolares, sem necessidade de deslocações. O campeonato baseia-se na utilização em sala de aula do jogo didático superTmatik Cálculo Mental um recurso pedagógico de referência ao nível da educação matemática, que vem ganhando adeptos entre alunos, professores, pais e restante comunidade escolar.

As escolas interessadas em participar poderão inscrever-se online em www.mentalmathcompetition.com, secção `Competição' - sem taxas de inscrição/participação.

Com uma variedade de jogos, este campeonato chega a Angola na sua sétima edição, trazendo como novidade a inclusão do jogo superTmatik de História de Angola. Em Angola, o grande destaque é o Campeonato de Cálculo Mental, competição para alunos entre os 6 e os 15 anos de idade e que na edição passada já contou com a participação de três escolas angolanas.

1. Objectivos do campeonato:

Fomentar o interesse pela prática do cálculo mental; desenvolver destrezas numéricas e de cálculo; reforçar a componente lúdica na aprendizagem da matemática; detetar e divulgar talentos na área do cálculo mental; promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.

2. A quem se destina esta competição?

A competição destina-se a alunos que frequentem escolas públicas/privadas que se enquadrem nos seguintes escalões: Escalão1 - 1º ano; Escalão 2 2º ano; Escalão 3 - 3º ano; Escalão 4 - 4º ano; Escalão 5 - 5º ano; Escalão 6 - 6º ano; Escalão 7 - 7º ano; Escalão 8 - 8º ano; Escalão 9 - 9º ano.

3. Em que nível devem jogar os alunos dos diferentes escalões?

Escalões 1 e 2 - Nível 1; Escalão 3 ­ Nível 2; Escalões 4 e 5 - Nível 3; Escalões 6, 7, 8 e 9 ­ Nível 4.

4. Inscrições de escolas (de 16 de Julho 2012 a 31 de Janeiro 2013)

As escolas, representadas por um professor coordenador, poderão optar por inscrever-se online em www.mentalmathcompetition.com ou www.eudactica.com. Aquando do preenchimento do formulário de inscrição online, deverá ser identificado o nome local da escola e agrupamento a que pertence, caso se aplique.

5. Treinos - Campeonato escolar

O regulamento do campeonato e regras iniciais do jogo deverão ser atempadamente apresentados aos alunos participantes. Recomenda-se que sejam realizadas no mínimo 5 sessões de treino antes de se iniciar o torneio.

6. Campeonato escolar (até 19 de Abril de 2013)

6.1. Campeonatos intra-turma: eliminatórias a disputar entre alunos da mesma turma para apuramento dos campeões e vice-campeões de turma. O sorteio que determinará as partidas a realizar seguirá as orientações e mapa de sorteios a disponibilizar pela organização aos professores coordenadores:
a) Em cada uma das partidas participarão dois alunos e um árbitro que dará as cartas e garantirá o cumprimento das regras do jogo (a função de árbitro poderá ser desempenhada por um professor ou aluno que revele conhecimento das regras e sentido de responsabilidade para a tarefa). As regras do jogo devem ser consultadas em www.mentalmathcompetition.com ou www.eudactica.com.

b) Todas as partidas deverão ser disputadas à melhor de 3 jogos (quem vencer 2 jogos passa à próxima eliminatória), com exceção da partida final que deverá ser disputada à melhor de 5 jogos (quem vencer 3 jogos sagra-se campeão de turma).
6.2. Campeonato inter-turma: Eliminatórias a disputar entre campeões e vice campeões de turma pertencentes ao mesmo escalão, para apuramento dos campeões e vice-campeões inter-turma. O sorteio e demais considerações seguem o descrito no ponto e alíneas anteriores [6.1, a) e b)].

6.3. Registo de alunos apurados para a grande final online (até 20 de Abril de 2013) ´O professor coordenador deverá, para cada um dos finalistas, preencher, de forma rigorosa e completa, o formulário de registo online disponível em http://www.eudactica.com/supergame/supergame.html. O formulário em causa só poderá ser preenchido pelo professor coordenador. Assim que a escola tiver os finalistas apurados, o professor coordenador deverá solicitar via e-mail (info@mentalmathcompetition.com) a senha de acesso exclusiva para professores que permitirá desbloquear a aplicação de registo online (esta senha deverá ser mantida em absoluto sigilo). O professor que efetua o registo deverá anotar o e-mail de login e a palavra passe escolhidos para cada um dos seus finalistas. O e-mail de login deverá ser um e-mail funcional (poderá ser criado especificamente para este efeito). A palavra passe deverá ser constituída por 6 algarismos.

Os dados de acesso criados deverão ser utilizados pelos finalistas nas fases seguintes da competição e poderão ser divulgados aos alunos a partir da abertura das sessões de ambientação (os dados de acesso são pessoais e intransmissíveis, pelo que cada aluno deverá tomar conhecimento apenas dos dados criados para si, nunca de dados de outros colegas).

7. Sessões de ambientação online (de 22 de Abril a 03 de Maio 2013)

Nesta fase da competição é possível aceder a uma versão limitada do superTmatik online (http://www.eudactica.com/supergame/supergame.html) através da introdução dos dados de acesso (cada finalista terá direito a 5 sessões de ambientação). Pretende-se que durante este período os alunos se ambientem ao tipo de prova que irão realizar aquando da grande final online e não que treinem virtualmente.

8. Grande final online (de 06 a 17 de Maio de 2013)

a) As escolas deverão agendar a grande final online para uma data compreendida entre o período previsto para o efeito: de 06 a 17 de Maio de 2013 - não é necessário comunicar a data agendada à organização; b) Antes de os alunos entrarem na sala onde realizarão a final, o professor responsável deverá utilizar a senha de acesso exclusiva para professores para abrir a aplicação em todos os computadores que irão ser usados. A aplicação estará disponível em http://www.eudactica.com/supergame/supergame.html, o acesso ao jogo é permitido através da introdução dos dados de acesso pessoais e intransmissíveis que foram criados aquando do registo de finalistas online; c) A final online constará de 3 tentativas com vista à obtenção do melhor tempo no superTmatik online. As 3 tentativas deverão ser realizadas na mesma data, aceitando-se um intervalo de 5 a 10 minutos entre elas. Na sala onde decorrerem as provas só deverão estar presentes os alunos apurados e os professores vigilantes. Para uma boa performance da aplicação online deverão ser utilizados equipamentos recentes com o mínimo de 1 GB de RAM, processador core duo ou superior e uma ligação estável à internet, de preferência igual ou superior a 512kbs; d) Apenas o melhor resultado de cada aluno será contabilizado para efeitos de posicionamento no ranking superTmatik 2013 (em caso de empate serão tidos em conta de forma direta os restantes tempos); e) Os resultados serão divulgados em www.mentalmathcompetition.com e www.eudactica.com no dia 23 de Maio de 2013.

Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos