Ministro Cabo-Verdiano aponta valorização da marca Angola

Envie este artigo por email

A valorização do produto cultural angolano passa pela divulgação da marca Angola, com uma aposta forte no marchandise, para se levar ao público além-fronteiras

A valorização do produto cultural angolano passa pela divulgação da marca Angola, com uma aposta forte no marchandise, para se levar ao público além-fronteiras o que se produto no mercado nacional, afirmou em Cabinda o ministro da Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente. De acordo com o governante, que falava na mesa redonda ministerial no âmbito do VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura, a definição de estratégias de marketing para a apresentação de produto, desde o design até à embalagem, os canais de venda, a publicidade, entre outros, é um componente essencial para a divulgação da marca Angola. Abraão Vicente apontou ainda a promoção de feiras artesanais, as exposições, a criação de espaços próprios para venda dos produtos artesanais e a edição de brochuras informativas/revistas que promovam a difusão das actividades artesanais, bem como estimular a criação de prémios para a indústria de publicidade. Para o ministro, é necessário a fazer a transição da economia tradicional, com forte valor “patrimonial” e identidade cultural para uma economia moderna e sustentável, baseada na promoção de todas as formas de criatividade, inserir a cultura e as indústrias criativas no mercado de produção de novos empregos e de novas valências económicas e libertar os criadores da dependência do Estado. Durante a sua intervenção, o ministro adiantou que se deve introduzir uma nova abordagem cultural através de uma estratégica centrada nas pessoas, na liberdade e melhor enquadramento profissional dos agentes culturais, na fruição cultural, na descentralização das estruturas culturais e na internacionalização da cultura. Promover a concertação estratégica em matéria de política cultural com os outros sectores como a educação, o turismo e a formação profissional, bem como com os agentes culturais e seus representantes é, para o ministro cabo-verdiano, um ponto essencial para se atingir os objectivos preconizados em termos de valorização do produto cultural.

Ministra do turismo defende
potencialização do produto Cultural

A ministra do Turismo, Ângela Bragança, destacou em Cabinda a necessidade de se potenciar o produto cultural, o natural, o histórico, o tradicional e o humano (particularmente a juventude) com acções de promoção e divulgação para se atrair turistas para o país.
De acordo com a ministra, que falava durante uma mesa redonda que juntou ainda o ministro da Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente, e os secretários de Estado do Ambiente e da Comunicação Social, Joaquim Manuel e Celso Malavoloneke, sob moderação da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, é necessário se converter o produto cultural, caso concreto o património histórico nacional e mundial em oferta turística, colocando ao dispor de quem visita Angola uma gama de produtos e locais com um elevado valor universal. No entanto, Ângela Bragança realçou a necessidade da planificação cuidada, procurando saber o que existe, fazer o diagnostico e o cadastro para se puder ter dados actualizados e frequentes da oferta turística cultural nacional. A ministra reiterou igualmente a necessidade da formação de guias e a elaboração de um roteiro turístico para alavancar a captação de receitas que contribuam nas acções da melhoria do bem-estar das comunidades. Ângela Bragança reafirmou o propósito da elaboração de um roteiro turístico cultural sobre Mbanza Kongo no âmbito do projecto de promoção, divulgação deste património mundial. A ministra asseverou que se deve igualmente apostar no marketing cultural e turístico que possa levar ao publico um manancial de dados e informações sobre o turismo cultural.

Orgãos de informação
aconselhados a reforçar
divulgação de contéudos culturais

O secretário de Estado da Comunicação Social, Celso Malavoloneke, advogou a necessidade de os órgãos de informação conformar os seus conteúdos aos valores positivos, incluindo o uso das línguas nacionais, a divulgação de práticas, artefactos, lugares e outros que representam a cultura nacional. O responsável, que falava numa mesa redonda ministerial no âmbito do VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura sobre “A comunicação social na promoção da cultura e da identidade”, adiantou que a grelha informativa dos meios de informação devem também fazer a divulgação de políticas e eventos culturais, incorporar elementos identitários da cultura nacional (vestuário, expressões artísticas, língua e linguagem). Para Celso Malavoloneke, a acção deve também passar pelo combate a invasão de elementos nocivos estranhos e promover o uso dos símbolos nacionais (insígnias, logomarcas, cromáticas) para contribuir na divulgação, preservação e valorização da cultura nacional. Celso Malavoloneke acrescentou que se deve encorajar o uso das línguas nacionais e privilegiar os sítios e monumentos culturais para eventos mediáticos. A mesa redonda contou ainda com a participação da ministra do Turismo, Ângela Bragança, do ministro da Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente, e o secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Manuel, sob moderação da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Escola de música recebe instrumebtos
A Escola de Música  GD de Cabinda beneficiou de instrumentos musicais, numa oferta do Ministério da Cultura, no âmbito da política de incentivo à criação artística e desenvolvimento das artes. Trata-se de um kit de bateria, trompetas, trombones, guitarras, entre outros, como forma de ajudar a escola no desenvolvimento da sua acção diária ligada ao ensino das artes, particularmente na vertente musical. A secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, que procedeu a entrega dos instrumentos, afirmou que enquadra-se na estratégia do ministério que visa colocar ao dispor dos fazedores das artes capacidades para melhor executarem as suas acções, tendo em conta a valorização, afirmação e divulgação da cultura angolana. Relativamente ao Museu Regional de Cabinda, a responsável acrescentou que tem estado a desenvolver um trabalho que satisfaz, com a realização de exposições temporárias e definitivas que colocam em evidência a cultura local. Maria da Piedade de Jesus orientou, no entanto, aos responsáveis do museu a apostarem na investigação científica com o intuito de recolher mais sobre o património material de Cabinda que possa ser colocado ao dispor dos usuários da instituição. A visita ao Museu de Cabinda e a entrega de instrumentos musicais a escola aconteceu à margem do VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura realizado entre 9 a 11 deste mês na província de Cabinda.








Comentários

Newsletter


Colabore com o Jornal Cultura - Envie-nos os artigos da sua autoria.

Colaboradores Ver todos