Cultura

Valor global atinge 58 milhões de kwanzas

Armindo Canda

Jornalista

O presidente da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), Víctor Nataniel “Tany Narciso” garantiu que a presente edição conta com um acréscimo considerável no valor dos prémios, estimando um valor global de 58 milhões de kwanzas para as três categorias.

10/02/2024  Última atualização 12H50
Manuel Gonçalves (à esquerda) e Tany Narciso © Fotografia por: FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Segundo Tany Narciso, em conferência de imprensa acolhida, ontem, no Governo Provincial de Luanda (GPL), o vencedor da classe A vai receber 15 milhões de kwanzas, o segundo classificado dez milhões e o terceiro cinco milhões, respectivamente. Para a classe B, o primeiro classificado recebe cinco milhões de kwanzas, o segundo classificado vai ganhar três milhões e o terceiro dois milhões de kwanzas.

Por sua vez, Tany Narciso avançou que nesta edição a APROCAL e o GPL fizeram todo um esforço por uma aposta significativa à classe infantil, premiando um valor superior ao da classe B. No total, os três vencedores da classe infantil vão dividir 18 milhões de kwanzas, ficando o primeiro com oito milhões, o segundo com seis milhões e o terceiro com quatro milhões.  

  "Para esta edição procuramos melhorar os valores dos prémios para dar uma dignidade merecida aos grupos, embora o valor ainda não suporta o gasto feito pelos grupos durante a preparação em cada edição do Carnaval”, reconheceu Tany Narciso.

Diferente das edições anteriores, que contemplava prémios em dinheiro para os cinco primeiros classificados, este ano o prémio será apenas até ao terceiro lugar. De recordar que no ano passado o prémio do primeiro classificado da classe A foi avaliado em apenas cinco milhões de kwanzas, ficando o primeiro da classe B em três milhões de kwanzas e o primeiro da classe infantil recebeu dois milhões de kwanzas.    

Tany Narciso não terminou sem antes confirmar à imprensa que as condições para a realização desta edição do Carnaval de Luanda estão todas criadas para acolher os desfiles na Nova Marginal. Quanto aos acessos, o presidente da APROCAL garantiu que as entradas serão grátis.

 Condições de segurança

O vice-governador de Luanda para o sector Político e Social, Manuel Gonçalves, assegurou que todas as condições técnicas e de segurança estão acauteladas, prevendo um número considerável de efectivos da Polícia Nacional para garantir o policiamento, bem como a intervenção dos Bombeiros e uma equipa de segurança médica.

"Não temos ainda um número exacto, mas vai ser uma força suficiente capaz de garantir o asseguramento no local, à semelhança dos anos anteriores”, sublinhou.

Nas vestes de coordenador da Comissão Preparatória do Carnaval de Luanda, Manuel Gonçalves  explicou que vão ser avaliadas sete categorias, com realce para alegoria, canção, dança, painel e comandante.

"As categorias de dança e canção terão como pontuação máxima sessenta pontos, enquanto nas outras categorias o júri pode atribuir até quarenta pontos”, observou.

Quanto a reformas futu- ras na gestão do Carnaval de Luanda, Manuel Gonçalves explicou que há uma intenção de transferir a responsabilidade da organização do Carnaval à sociedade civil, sem retirar o papel do Governo da Província de Luanda no acompanhamento de cada edição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura